apoio

Ata de Reunião de 06/08/2005


Dr. Luiz Ricardo Simone

1- Em 06/08/2005 estiveram presentes à reunião dos Conquiliologistas do Brasil, no Museu de Zoologia da USP, os sócios: Marco Aurélio Tenca Sodré, Cristrina Koprick Sodré, Paulo Luiz Giannocco, Salomão Katz, Carlos Alberto Henckes, Celso Luiz Rodrigues Esteves,Vera Cecília Machline, Adolpho Birman, Jose Roberto Heise, Sergio Antonio Vanin, Lucia Vergara dos Santos, David Montes Iturrizaga, Vanessa Simão, Vivian Moreira, Fernanda R. Rios e Fernando C.

2- Contamos com uma palestra dada pelo Dr. Luiz Ricardo de Simone, a qual foi iniciada com comentários sobre projeto do Ibama para regularizar coleções privadas. Informou tratar- se de projeto bastante abrangente que vem despertando opiniões as mais variadas, tendo o mesmo a finalidade de regularizar a coleta e transporte de material protegido, bem como da importação e exportação do mesmo. A seguir discorreu sobre seu trabalho com estudo de casos de espécies com distribuição ampla. Com material de coleta em pontos variados, vem desenvolvendo estudos aonde através de vários parâmetros anatômicos procura estabelecer tratar- se de uma só espécie ou da necessidade de desdobrar-se em espécies diferentes. Citou como exemplos já estudados e em vias de publicações espécies de Crepidula, Benthobia e Donax. Referiu também estar em etapa final seu livro, trabalho dos últimos 10 anos, sobre Moluscos terrestres e de água doce do Brasil, que deverá em breve ser editado.

3- Ficou agendado para 03/09/2005 nova reunião dos Conquiliologistas, quando os participantes deverão levar de suas coleções espécies brasileiras das famílias Cerithidae, Harpidae e Bulimilidae ( Gêneros Drymaeus, Bulumus e Leiostracus )


Ata redigida por Celso Esteves

 

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil