apoio

Ata da reunião do dia 05/07/2003

Reunião realizada no Museu de Zoologia da USP a Av. Nazaré 481 em São Paulo.

Estiveram presentes a reunião os seguintes participantes: Carlos Henckes, Eduardo Schirrmeister,Celso Luiz Rodrigues Esteves,José Roberto Heise, José Coltro Jr., Marcus Vinícius Coltro, Benedito Baena, Marcos Baena, Sidney Gigliotti, José Francisco Pereira, Zhao Yongle, Roberto Lopes, Adolpho Birman, Júlio Colella e sua neta Natalia, Dr. Luiz Ricardo Lopez de Simone, Martha Rodrigues de Castro, Vera Machline e marido, Salomon Katz, Gilberto Bellinago e esposa, Anderson.

Trabalhos:
1- Palestra proferida pelo Prof. Dr. Luiz Ricardo Lopez de Simone sobre morfologia comparada de moluscos, principalmente de filogenia com direta aplicação na sistemática. Sem fazer restrições a grupo de moluscos, sita que sua principal atuação vem sendo os Caenogastropoda ( Meso + Neogastropodas ) Demonstrou o quanto a aplicação de técnicas filogenéticas vem modificando o panorama tradicional de classificação de moluscos.
Informa que o Museu de Zoologia abriga uma das mais importantes coleções malacológicas do mundo, e que se trata de importante patrimônio da Humanidade.
Estimulou a ajuda e trabalho voluntário daqueles que apreciam o estudo de moluscos, pondo-se à disposição para ajuda e orientação de estágios e qualquer atividade malacológica.

2 - Visita à coleção de malacologia do Museu ( área privada ) e após a área de visitação propriamente dita, do Museu de Zoologia.

Ficou transferido para a reunião de agosto as atividades que seriam desenvolvidas em julho. A saber : Palestra a ser proferida por André De Marco sobre a família Veneridae. Os participantes deverão trazer material de suas coleções para ilustrar e para ser fotografado com a finalidade de inclusão no site dos Conquiliologistas do Brasil, atividade desenvolvida por Carlos Henkes.

Próxima reunião agendada para 20/08/2003.

Ata redigida por Celso Esteves

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil