apoio

Limpeza mecânica
Ferramentas utilizadas nesta etapa: Exploradores dentários (Cureta), escovas de aço e motores elétricos com pontas diversas (tipo Dremmel ou similar).

Após a cloragem restam apenas corais e cracas sêcas ainda aderidas a concha. Sua remoção as vêzes requer muita paciência e cuidado, para assim revelar a jóia escondida sob estas incrustrações.

Não utilize escovas de latão ou bronze. Esses materiais são muito moles e mancham a concha. Utilize apenas escovas de aço. As escovas de aço montadas em esmeril, não devem ser usadas a menos que sejam muito macias e usadas em conchas resistentes.

Tenha pelo menos algumas variações de brocas, umas grossas para remover as maiores partes e umas finas para dar o acabamento na limpeza. As melhores brocas são as de carbide utilizadas por dentistas. As brocas de gravação não são tão resistententes quanto as de dentista.


Motor elétrico, escova de aço e diversas ponteiras e brocas usadas para a limpeza mecânica

A primeira fase consiste em remover as maiores incrustações como cracas, ostras e placas calcáreas com o auxílio da cureta


Com o auxílio do motor elétrico e muita calma e paciência vai sendo removido todo o material aderido a concha


Após algumas horas de trabalho a beleza da concha é revelada.
O uso dos óculos de segurança é importante já que existe o risco de pequenos pedaços de coral serem lançados pelo motor elétrico

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2021 Conquiliologistas do Brasil