apoio

Respostas para perguntas mais freqüentes sobre Taxonomia, Sistemática, Classificação e Nomenclatura Zoológica, com exemplos em moluscos

O que é Taxonomia? E Classificação?
A Taxonomia é a ciência responsável por descrever, nomear e classificar os organismos, atuais e extintos. O nome da espécie permite a indexação do conhecimento biológico. Por sua vez, a Classificação – um sistema hierárquico de referência – possibilita com que a informação existente possa ser recuperada.

Existe diferença entre Taxonomia e Sistemática?
Para alguns especialistas, Taxonomia é sinônimo de Sistemática. Para outros, porém, a Sistemática envolve, além da Taxonomia, o estudo das relações de parentesco entre as espécies. Portanto, o objetivo de quem trabalha com sistemática não é apenas descrever a diversidade existente e elaborar um sistema geral de referência, mas também contribuir para a compreensão dessa diversidade. As classificações devem refletir a história filogenética e, portanto, possibilitar a previsão das características dos organismos atuais, além de recuperar as informações indexadas. Devem, também, possibilitar a inclusão de novas espécies no sistema, à medida que elas sejam descobertas e descritas.

Por que os nomes das espécies são importantes?
Existem aspectos da ciência aplicada diretamente relacionados com a Sistemática. Os nomes dos organismos e as informações associadas podem ter importância para a Agricultura, Saúde, Ecologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia do Comportamento, entre outras áreas. A Biologia Aplicada depende das identificações corretas, que evitam gastos inúteis ou danos sérios. Por exemplo, a identificação correta de Achatina fulica permite a distinção dessa espécie de gastrópode invasor - uma praga agrícola e possível vetor de doenças ao homem e aos animais domésticos e de criação -, de outras espécies semelhantes, nativas do Brasil e inofensivas. Após a identificação correta, medidas adequadas para controle da praga podem ser adotadas.

Os nomes vulgares são suficientes para armazenar a informação biológica existente?
Nomes vulgares idênticos podem ser dados a espécies taxonômicas muito diferentes, o que pode acarretar grande confusão. Em Portugal, o nome berbigão é dado para um bivalve da família Cardiidae, Cerastoderma edule. Já no Brasil, berbigão é utilizado para designar a espécie Trachycardium muricatum (Cardiidae), também chamada de mija-mija ou rala-côco. Entretanto, berbigão também designa a espécie Anomalocardia brasiliana (Veneridae), conhecida ainda por maçunim, fumo-de-pedra, papa-fumo, pedrinha, samanguaiá, simaguaiá, simongoiá, sarro-de-peito e vôngoli (italianismo, plural de “vongola”). No Brasil, vôngoli também é utilizado para outra espécie, Protothaca pectorina (Veneridae), enquanto que na Itália “vongola verace” designa a espécie Tapes decussatus (Veneridae).

O que é o Código Internacional de Nomenclatura Biológica?
Para dar nomes e classificar os animais existe um conjunto de regras, reunidas no Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. É importante salientar que o código não interfere na liberdade de pensamento, uma vez que não exerce influência sobre os conceitos biológicos seguidos pelos taxonomistas. As regras de nomenclatura apenas prescrevem a maneira de nomear as espécies e as outras categorias taxonômicas, não como definir os táxons. A edição mais recente do Código é a de 1999 (quarta edição), e está disponível na Internet, http://www.iczn.org/iczn/index.jsp

O que são táxons e categorias taxonômicas. Para que servem?
Táxon é um conjunto de organismos que podem ser reunidos com base em uma definição particular. Por exemplo, Bivalvia é o táxon que engloba os moluscos possuidores de concha formada por duas valvas laterais, mantidas unidas por um ligamento dorsal. Categoria é o nome associado a um determinado táxon e que demonstra o nível de generalidade desse táxon em relação aos demais táxons. Por exemplo, os Bivalves são considerados na categoria Classe, de mesmo nível hierárquico que a Classe Gastropoda. A seqüência abaixo apresenta algumas das categorias taxonômicas mais conhecidas e utilizadas, e suas posições relativas. Alguns prefixos, como por exemplo “super-”, “sub-” e infra-”, ampliam o número de categorias disponíveis. As categorias assinaladas com asterisco (*) foram instituídas por Linnaeus, e empregadas em suas primeiras classificações. O sistema lineano é uma convenção. A hierarquia deve ser memorizada para se ter a posição relativa dos táxons.

     REINO *

          FILO

               CLASSE *

                    ORDEM *

                         FAMÍLIA

                              GÊNERO *

                                   ESPÉCIE *

A classificação do berbigão ou vôngoli pode ser a seguinte:

Reino: Animal
Filo: Mollusca
Classe: Bivalvia
Subclasse: Heterodonta
Ordem: Veneroida
Família: Veneridae
Gênero: Anomalocardia
Espécie: Anomalocardia brasiliana (Gmelin, 1791)

Quais categorias taxonômicas, em Zoologia, possuem desinências regulamentadas e fixas?
Superfamília (-oidea); Família (-idae); Subfamília (-inae); tribo (-ini); Subtribo (-ina). O código não trata de nomes acima do nível da categoria Superfamília.

Como é que os táxons são descritos e classificados nas várias categorias taxonômicas?
O taxonomista utiliza qualquer qualidade do organismo, que será denominada caráter ou característica taxonômica. Em geral, os caracteres taxonômicos são obtidos do estudo morfológico, mas também podem ser utilizadas características fisiológicas, bioquímicas, comportamentais, gênicas ou moleculares e outras.

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil