apoio

Coleção de conchas


Coleção úmida de um museu

- Tipos de coleção: Da mesma maneira que as pessoas desenvolvem o interesse por colecionar selos, canetas, cartões etc, em uma coleção de conchas é possível desenvolver vários temas. Nem todos gostam de transformar sua coleção em algo muito sério. Buscam apenas o prazer de possuir aquelas peças mais bonitas, mais exóticas ou as mais coloridas. Outros mais avançados relacionam tudo o que pertence a uma determinada família, e procuram preenchê-la como um álbum de figurinhas. Alguns colecionam apenas conchas terrestres, apenas marinhas, uma determinada família ou gênero, apenas conchas brancas ou vermelhas, sinistras, albinas, brasileiras e até apenas os opérculos.
Alguns colecionam micro-conchas e só se pode admirar suas cores e esculturas sob um microscópio.

Quando o objetivo é uma coleção de referência ou científica é comum a coleção por lotes, que significa adquirir exemplares dos vários pontos onde aquela espécie ocorre, ou seja, pode ser encontrada. Um exemplo é possuir exemplares do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, um de cada estado, onde a espécie ocorre.

Nas coleções científicas não apenas a concha é preservada, mas todo o animal. São as coleções úmidas, onde as conchas ainda com animal são preservadas em álcool e são usadas para estudos morfológicos.

<< iniciando uma coleção | inicial | classificação >>

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2021 Conquiliologistas do Brasil