apoio

Coleção de conchas

- Como iniciar uma coleção: A maior parte das coleções se inicia de forma bastante ingênua. É uma evolução natural daquelas poucas conchas coletadas nas praias durante nossas viagens, ou adquiridas em lojas de souvenires. Outros se apaixonam e desenvolvem mais interesse quando visitam uma coleção em um museu ou de um amigo. Outros ainda herdam o interesse de algum parente. Após a faísca inicial, é normal o colecionador procurar o contato com outras pessoas com o mesmo interesse, para desenvolver suas idéias e adquirir maior conhecimento. Esta é a melhor maneira de começar a colecionar, procurar uma entidade. Todas costumam manter reuniões periódicas, onde você vai adquirir conhecimento.
Assinar uma revista especializada e adquirir livros é uma maneira de conhecer todas as possibilidades existentes em uma coleção, a partir de onde cada pessoa desenvolve uma preferência.

O passo seguinte é a coleta do próprio material. Normalmente se aprende a coletar acompanhando pessoas mais experientes. A coleta nunca deve ser excessiva, apenas colete um ou dois espécimes para a sua coleção, outro par para troca ou para depositar no seu museu local.
Comprar material de vendedores estabelecidos é uma das práticas mais comuns quando você está à procura de exemplares de outros países ou espécies mais raras.

Após um período de desenvolvimento do conhecimento e dos rumos de sua coleção, é hora de expandir seus horizontes. Agora é necessário interagir com colecionadores de outros países. Aquele excedente de material das suas coletas é trocado com colecionadores do outro lado do mundo. A permuta, ou troca, é uma maneira bastante barata de aumentar a sua coleção.

inicial | tipos de coleção >>

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2021 Conquiliologistas do Brasil