apoio

Coleção de conchas

- Como registrar: A maior parte dos colecionadores mantém registro das espécies que possui. Existem várias maneiras de manter um registro da sua coleção, o que normalmente é composto de duas partes: o registro e a identificação.

O registro é o conjunto de informações sobre a concha. É composto de um número de registro seqüencial ou código, nome da família, gênero da concha, nome específico da espécie, local de coleta, data de coleta, profundidade ou altitude, quem coletou, tamanho, condição geral da espécie e informações sobre a ecologia entre outros. Este registro pode estar em um livro de registros, um cartão ou em meio eletrônico, como um banco de dados.

Na identificação, é feita uma conexão da informação do registro com a concha. Neste caso apenas uma reduzida quantidade de informação é fornecida, apenas para uma rápida identificação. O uso de etiquetas ou numeração na concha são as mais populares. A etiqueta que fica com a espécie deve conter informações mínimas como: número de controle, nome da espécie e local de coleta simplificados.

Para aqueles que procuram estudar de uma maneira mais completa e séria, quanto maior o número de informações coletadas melhor.


O número de registro é marcado em cada concha do lote como uso de nanquim. Com este método é possível rapidamente separar conchas misturadas. Uma desvantagem é ter que fazer uma consulta aos registros para obter suas informações. É eficiente se utilizado junto a uma etiqueta.


Com uma etiqueta colocada junto à concha é rápido e fácil visualizar o nome da espécie. Com este tipo de arranjo consegue-se uma boa apresentação visual da coleção.

A utilização de um banco de dados como o Access para armazenar as informações é o método mais utilizado hoje em dia. No exemplo acima até mesmo uma foto da espécie está vinculada ao registro. As etiquetas são impressas diretamente do programa no formato desejado.

<< organização | inicial | conservação >>

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2021 Conquiliologistas do Brasil