apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

Usuário aprovado vili
20/1/2009 22:39:31
#116  Este Forum vai ser fechado aberto
E aí meu povo. Sei que não tem concha, mas aqui tem malacologistas também não é. Alguém sabe de que nudibrânquio se trata essa foto?

Carlos, devo encaminhar alguma coisa de fotos pra você, mas coisas interessantes, estão um pouco dificéis (esses bichos cabeça de lesma não fazem pose...hehhe)

Membro CdB carlomagenta
21/1/2009 13:13:54
Olá Vili,

É sim um nudibranquio do gênero Dendrodoris, possivelmente um Dendrodoris krebsii. De onde é? \
Abração e parabéns pela foto
Carlo M. Cunha

Usuário aprovado vili
21/1/2009 20:44:53
Oi Carlo. Pra variar a foto é aqui do "quintal de casa", na praia de vilsas do atlântico, em Lauro de Freitas, Bahia. Encontrei o bicho dando um rolé sobra a área, próximo dos corais, a uns 50 cm de profundidade. Pelo que olhei rapidamente, pela morfologia, é Dendrodoris mesmo. Não sei bem quanto à espécie... Mas vamos dizer que seja. Facilita ter o nome e sobrenome.


Aproveito a ocasião, pra anunciar, com profunda dor, que vou voltar pra minha terra natal, Belo Horizonte, e abandonar (temporariamente) a praia. Mas tenho alguns contatos aqui, e vamos ver se coletamos as duas Aplysias pra vocês. Neste início de verão só avistei uma. Segundo o Marks, no farol de Itapuã tem pra dar com pau.

Grande Abraço.

Moderador Carlos
27/1/2009 20:02:09
Olá Vili, ainda acho que você vai ajudar muito mesmo fora da BA e longe do mar. Você é um cara apaixonado pela natureza e fotografaia, acho que vai fazer muita foto de terrestres... esperamos!!!
Você tem a foto do bicho acima em alta definição?
Um grande abraço, carlos

Usuário aprovado vili
2/2/2009 20:50:59
sempre fotografo em alta! Tô passando para o seu endereço de e-mail.
Grande Abraço.
Vili

Usuário aprovado vili
2/2/2009 22:41:11
Carlos, esse Dendrodoris tinha aprox. 3,5 cm de comprimento, foi encontrado sobre fundo arenoso... Queria Perguntar uma coisa, sobre outro bicho... Sabe de alguma espécie de Aplysia que seja negra? Sem pintas ou qualquer outro sinal, Lembra a A. dactilomela, porém tem o pé beeem mais adesivo, além da coloração escura e muito muco, que chega a fazere o pé iridescer em azul quando exposto a luz solar (muito high-tech cara... bonito de ver). O Marks comentou que viu dessas na praia de Itapuã, e aqui eu só vi uma. Minhas fotos ficaram uma M....


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil