apoio

Grupo de discussão
Mensagem Original

anapaula
11/10/2008 02:16:02
#105  Este Forum vai ser fechado aberto
Olá! Sou novata... gostaria que me ajudassem a identificar as espécies ou famílias de algumas conchas que coleciono!


anapaula
13/10/2008 22:06:56
Gente, consegui indentificar duas das quatro espécies mostradas na imagem. A primeira no canto superior esquerdo trata-se de uma Cassis tuberosa. A segunda no canto inferior à direita é uma Turbinella laevigata. Caso eu esteja enganada, por favor, me corrijam. Quanto às outras, por favor me ajudem!!!

Moderador Carlos
14/10/2008 18:58:26
Olá Ana Paula. Sua identificação está correta. A conchas superior direita é uma Voluta ebraea e a inferior esquerda é uma Lambis lambis (esta concha não ocorre no Brasil, ela é do pacífico). Qualquer dúvida escreva.

anapaula
15/10/2008 00:14:34
Puxa vida... sou uma sortuda. Essa concha da espécie Lambis lambis consegui em uma viagem que fiz a cidade de Vitória no ES. Como conseguiram não sei. É uma pena que durante a viagem as pontinhas quebraram...
Carlos, obrigada mesmo pela ajuda. Tenho outras conchas que preciso identificar.
Um abraço.

Moderador Carlos
15/10/2008 11:00:01
A Lambis até que é comum. Normalmente são importados conteiners de conchas das Filipinas e distribuídos por lojas de artezanato. Vai mandando as fotos. De que cidade você é?

anapaula
15/10/2008 14:36:19
Olá Carlos. Obrigada pela sua atenção.
Bom, moro em Altamira - PA.
Tô enviando mais umas fotos de outras espécies que não consegui identificar.
Um abraço.


Moderador Carlos
16/10/2008 19:47:58
1: Ostreidae que não sei dizer;
2: Tivela mactroides;
3: Ostreidae ou Anomiidae ???
4: Collisella subrugosa? (desgastada)
5: vamos chamar de Fissurella rosea ou F. clenchi;
Qual a procedência das conchas?

anapaula
17/10/2008 00:50:24
Oi Carlos! Mais uma vez obrigada pela sua atenção.
Bem, as conchas 1 e 3 vieram de Forlaleza - CE, a 2 de Aracaju - SE, a 4 e a 5 não faço a menor idéia, pois ganhei de um ex-aluno.
Qualquer informação, por favor entre em contato.


Você deve estar logado para opinar neste forum. Logar-se

 

Regras | Legenda

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil