apoio

Glossário de Termos Malacológicos

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  


PALIAL - Relativo ao manto; que pertence ao filo Mollusca

PELECYPODA - ou PELECIPODA: Classe do phylum Mollusca; molusco que tem duas valvas ou concha dobrada. Também chamada de Bivalvia ou Lamellibranchia

PERIOSTRACO - Camada externa da concha dos moluscos, formada de conchiolina; camada de proteção que varia quanto à cor, espessura e constituição. É inteiramente orgânico e protege as camadas calcáreas de dissolução pela água. O mesmo que periostracum.

PÉROLA - Secreção do molusco bivalve, a partir do tegumento palial; reação do animal a qualquer objeto estranho que penetre entre o manto e a concha. Resulta da deposição de camadas externas do nácar sobre o objeto.

PIGMENTAÇÃO - Coloração com um pigmento. Nos moluscos, a cor do animal, bem como de sua concha depende da alimentação. O calor favorece o desenvolvimento de pigmentos coloridos; sendo pálidos ou muito escuros os animais de regiões frias.

PILOSA - Concha coberta com cabelos, peluda.

PLICA - Prega; dobra

POLYPLACOPHORA - (Ou Poliplacófora)classe do filo Mollusca, cujos animais de corpo achatado apresentam concha formada por oito placas transversais.

PREGA - Curva, volta, dobra; pequena dobra na superfície da concha.

PROBOCIS - (Ou probócide)parte carnuda que contém a boca do animal; projeção da cabeça entre os tentáculos.

PROSOBRANCHIA - Uma das três sub-classes da classe Gastropoda. Divide-se em três Ordens: Archaeogastropoda, Mesogastropoda e Stenoglossa.

PROTOCONCHA - Concha embrionária dos univalves; primeira fase da segregação calcárea da concha gastrópoda. Extremidade da primeira espira da concha gastropoda.

- ing.: termo em inglês; : imagem ilustrativa

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil