apoio

XENOPHORIDAE

Características gerais: As espécies desta família são bastante curiosas por adicionar pedaços de outras conchas, pedras, corais e até materiais como vidro à sua concha.

Algumas espécies possuem pequenos tentáculos que posicionam o objeto junto a concha enquanto secreções produzidas pela margem do manto cimentam o detrito à concha.
Os opérculos são bastante importantes na identificação da concha, como pode-se observar na figura abaixo, cada espécie possui um opérculo bastante característico.

Existem algumas teorias sobre o motivo que levou os Xenophorideos a adicionar objetos à sua concha. Uma teoria seria a de função defensiva, onde os objetos serviriam como camuflagem.Outra, funcional, onde estes objetos aumentam a margem periférica da concha aumentando a sua estabilidade, e a alimentar, em que o formato de cone na base da concha propicia uma cúpula sob a qual o animal pode alimentar-se sem expor suas partes moles. A teoria que justifica a adição de objetos como meio de aumentar sua estabilidade é interessante quando aplicada a espécie Stellaria solaris (Linnaeus, 1767), que vive no pacífico, que não possui objetos presos a sua concha em fase adulta, mas que desenvolveu longos espinhos ao redor de sua margem periférica, que proporciona uma base bastante estável.
Seja qual for a teoria, o característico hábito de prender objetos à sua concha, proporciona alguma vantagem evolucionária, já que conservam este comportamento a pelo menos 170 milhões de anos.

Características da concha:


Onustus
longleyi

Xenophora
caribaea

Xenophora
conchyliophora

Meio ambiente: A grande maioria das espécies provêm de redes de pesca. A Xenophora conchyliophora vive em locais mais rasos, podendo ser coletada em mergulhos, mas você teria que virar pedra por pedra para conseguir encontrar uma.

Gêneros no Brasil:



Onustus

Xenophora

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil