apoio

JANTHINIDAE

Características gerais: Espécies desta família, marinha, carnívora e exclusivamente pelágica em habitat vivem em águas tropicais e temperadas. Suas conchas são comumente roxas, globosas e bastante frágeis. Se mantém na superfície dos oceanos pela construção de um muco que aprisiona bolhas de ar ou presas à hidrozoários. O animal não nada e vive ao sabor das correntes marinhas e vento.

As conchas são destras, pequenas a médias (no máximo 25mm), finas e frágeis compostas quase que totalmente de calcita. Não possuem opérculo. As espécies de Janthina possuem uma reentrância em V no lábio externo, o sino.

A cavidade do manto das espécies de Janthina contem um ctenidium, uma grande glândula que produz uma secreção púrpura. Esta secreção parece anestesiar a presa para facilitar a digestão.

Características da concha:

Meio ambiente: Esses animais vivem em grupos na superfície dos oceanos. Já foram observados grupos com quilômetros de comprimento. Eles vivem normalmente associados com outros animais pelágicos como as Caravelas-portuguesas (Physalia physalis), seu principal alimento, e até mesmo outras espécies de moluscos (opistobrânquios). As conchas desta família são normalmente encontradas na praia. Ocorrem em todo litoral brasileiro, principalmente no nordeste.

Gêneros no Brasil:



Janthina

Recluzia

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2022 Conquiliologistas do Brasil