apoio

CYPRAEIDAE

Características gerais: Devido às suas conchas brilhantes e com padrões diversificados e de cores vistosas, as cipreas estão entre os gastrópodes mais cobiçados por colecionadores do mundo todo.

O manto pode revestir toda a superfície externa da concha e possuir papilas de formas e cores variadas. Em várias espécies, o colorido do manto e das papilas se harmoniza com as cores do substrato onde essas espécies vivem, proporcionando uma camuflagem protetora e dificultando que sejam localizadas pelos predadores. Os dois lobos do manto podem recobrir praticamente toda a superfície da concha. Na região dorsal da concha de algumas espécies, onde os dois lobos se encontram, forma-se uma linha descolorida característica, denominada linha dorsal. Quando o molusco é importunado, o animal se retrai para o interior da concha, através da abertura estreita e provida de dentes nas margens dos lábios externo e interno.

As conchas dos indivíduos jovens podem apresentar um aspecto bem diferente do existente nos adultos. Nos jovens, a espira é curta e está exposta e o lábio externo é delgado e sem dentes. À medida que o indivíduo cresce, o lábio externo se espessa e se dobra para o lado de dentro, dando origem à abertura estreita característica, aparecem os dentes no lábio externo, a concha se espessa, e a espira é recoberta, podendo restar uma pequena elevação saliente ou uma leve depressão. As conchas de indivíduos imaturos podem exibir um colorido muito diverso daqueles exibidos pelos adultos, em geral um padrão formado por faixas transversais. À medida que o indivíduo se torna adulto, o colorido característico dessa fase se desenvolve (Kay, 1979).

Aproximadamente 2/3 das espécies conhecidas vivem em recifes de corais de mares tropicais e subtropicais. A maioria dessas espécies ocorre na região entre marés, vivendo abrigadas sob rochas, em cavidades ou sob placas de coral durante o dia, de onde saem à noite para obter alimento. Cerca de 1/3 das espécies ocorre em mares temperados, desde a zona de maré até cerca de 500m de profundidade.  Os hábitos alimentares dos cipreídeos são diversificados, pois podem se alimentar de algas, esponjas, pólipos de corais e gorgônias, outros moluscos, ou restos de animais mortos (Burgess, 1985; Lorenz & Hubert, 2004).

Segundo Rios (1994), Simone (2004) e o “Website Malacolog”, as espécies de Cypraeidae que ocorrem no Brasil são as seguintes:

Erosaria acicularis (Gmelin, 1791)
Luria cinerea (Gmelin, 1791)
Macrocypraea zebra (L., 1758)
Propustularia surinamensis (Perry, 1811)

Características da concha:


A linha dorsal é o ponto onde o manto se encontra

Meio ambiente: Normalmente encontradas em águas temperadas ou quentes, ocorrem desde o Norte até mais ou menos o estado de São Paulo. São encontradas sob pedras e Cascalho de coral durante o dia. São mais ativas durante a noite. A Macrocypraea zebra pode ser encontrada em locais onde ocorra Zoanthus, conhecido como 'baba de bode'. As espécies de Propustularia surinamensis são raramente observadas em mergulhos. A grande maioria é coletada no trato digestivo de peixe sapo, Pacamon.

Gêneros no Brasil:



Erosaria

Luria

Macrocypraea

Propustularia

Importância comercial: São batante procuradas para jóias e para adornar peças de roupa.

Nomes populares: Búzio

Referências:
  • Bouchet. P & J. P. Rocroi. 2005. Classification and nomenclator of gastropod families. Malacologia 45: 1-397.
  • Burgess, C.M. 1985. Cowries of the world. Gordon Verhoef, Seacomber Publications, Cape Town.
  • Kay, E.A., 1979. Hawaiian Marine Shells. Reef and Shore of Fauna of Hawaii. Section 4: Mollusca. Bishop Museum Press, Honolulu, xvii + 653p.
  • Lorenz, F. & A. Hubert. 2000. A guide to worldwide cowries. ConchBooks, Hackenheim.
  • Simone, L.R.L. 2004. Morphology and phylogeny of  the Cypraeoidea (Mollusca, Caenogastropoda. Papel Virtual. Fapesp, São Paulo, 185p.
  • Vaught, K.C. 1989. A classification of the living Mollusca. American Malacologists Inc., Melbourne, 189p.

 

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2019 Conquiliologistas do Brasil