apoio

Argonautidae

Características gerais: Os Argonautidae é um grupo único de polvos pelágicos que vivem em águas tropicais e temperadas. Estes animais são conhecidos por ter uma concha bastante fina e branca produzida apenas pelas fêmeas. O primeiro par de braços é modificado ( similar a bandeiras), usado para a produção da concha e para segurá-la. Os machos são anões quando comparados à fêmea, seu tamanho chega a 10% do tamanho das fêmeas e não possuem concha. Os seus olhos são bem desenvolvidos e grandes. Ainda hoje, pouco se sabe sobre a vida destes animais.

Em 1825 Delle Chiaje descobriu um pequeno corpo preso à fêmea do Argonauta e concluiu que era um parasita. Em 1829, Cuvier estudando mais espécimes concluiu que estes "parasitas" pertenciam a um novo gênero o qual denominou Hectocotylus, que significa verme de 100 ventosas, já que lembrava o braço de um cefalópode. Foi apenas entre os anos de 1845 e 1846 que Kölliker descobriu que a pele deste "verme" possuía cromatóforos e que as ventosas eram muito parecidas às da fêmea de Argonauta. Em uma pequena cavidade também encontrou células de esperma iguais às de um cefalópode. Concluiu então que o "verme" era um macho de Argonauta que havia entrado na fêmea para fertilizar seus ovos. Publicou então em 1849 a descrição do macho incluindo os órgãos digestivos, sistema circulatório e respiratório! O verdadeiro macho de Argonauta foi apenas descrito por Müller (1853), e Kölliker admitiu seu erro. O nome Hectocotylus é hoje aplicado para descrever o braço modificado para transferência de espermatozóides na maior parte dos cefalópodes.

Características da concha:

Sua concha de estrutura calcária, que é fina e comprimida lateralmente, podendo ter uma dobra para fora que forma uma 'orelha’. A concha pode alcançar até 30 cm (Nesis, 1982). A concha dos Argonautas não tem a mesma origem que a concha dos outros moluscos, seria uma inovação evolucionária. A verdadeira concha dos cefalópodes são as conchas dos Nautilus (Naef, 1921-23).

Meio ambiente/Ecologia:


Os Argonautas são pelágicos e, vivem nos oceanos e mares tropical e subtropical. São encontrados às vezes em grandes grupos, mas são raramente encontrados perto da costa. No oceano aberto são encontrados geralmente unidos às medusas (David, 1965). Em determinadas épocas do ano, uma grande quantidade de conchas limpas pode ser encontrada no fundo, como na região da Laje-de-Santos, SP.

Esta associação incomum entre o Argonauta fêmea e a medusa é conhecida há muito tempo (Kramp, 1956; David, 1965), que não era investigada antes do trabalho de Heeger et al. 1992. Os últimos autores descrevem um Argonauta montado na superfície aboral de uma medusa, se utilizando da natação da medusa e se prende com seus braços laterais e ventral. Em cima de estudos realizados das medusas que se encontraram, sobre a metade de sua superfície aboral foi danificado e, faltavam grandes partes da mesogléia. Marcas da mordida foram encontrados aparentemente no centro desta área (dois furos) e canais conduzidos destes furos na cavidade gastral das medusas. Presumiram que o Argonauta usou estes canais para sugar partículas (alimento) da cavidade gastral. Sugerem também que a associação fornece o abrigo ou camuflagem para a fêmea de Argonauta. Os machos foram relatados vivendo dentro das salpas (Banas, et al., 1982).

Reprodução:

O braço hectocotilizado dos Argonautas é o terceiro braço direito e possui um saco especial, que quando há um acoplamento com o hectocótilo, que carrega uma grande quantidade de espermatóforos, se rompe para fora do corpo do macho. Seu meio de reprodução também é bastante peculiar. O macho é livre, e quando encontra a fêmea invade, ou deposita o hectocótilo dentro da cavidade do manto da fêmea. Onde permanece viável e ativo por algum tempo. Os machos podem morrer em seguida, pois em algumas fêmeas foram encontrados mais de cinco braços hectocotilizados presos. As fêmeas usam esses braços hectocotilizados para fertilizar seus ovos. Os ovos que são armazenados dentro da concha até a sua eclosão.

Alimentação:


se alimentam de cardumes de peixes ou de Krill e até de Cavolinia, capturados por seus tentáculos. Alimentam-se principalmente durante o dia.

Gêneros no Brasil:



Argonauta

 

Glossário | Referências | Créditos | Copyright

© 2001 - 2024 Conquiliologistas do Brasil